sexta-feira, 30 de abril de 2010

MACACO-ARANHA (Ateles geoffroyi)




O Macaco-aranha (Ateles geoffrovi) é um macaco fabuloso, seu nome vem do nome aranha, porque quando trepa em árvores movem-se em grande rapidez igual a uma aranha faz em sua teia, mas não é só por isso que ele recebeu esse nome, é também pela pelagem e pelos seus longos membros. Esse animal ele é muito predado pelos carnívoros e o pior de todos não é ser predado por uma onça, mas sim ser morto pelo homem, o que o homem mais faz para matar esses animais é destruindo a floresta amazônica, aonde eles mais vivem.

Uma observação nesses macacos é que eles preferem utilizar a sua calda para se pendurar, com isso ficam disposto pés e mãos para poder alimentar-se ou se divertir. Mas se você oferecer algo a eles, primeiramente utilizará sua calda para pegar o objeto, por isso que sua calda é super importante ao seu corpo.

A reprodução ocorre em qualquer época do ano, a gestação dura entre 226 e 232 dias, ao nascimento do filhote (porque só nasce um por gestação), irá pesar em torno de 340 g e têm pelos castanhos. Por 4 a 5 meses irá ficar agarrado na barriga da mãe, depois desse período ficará pendurado nas costas. A fêmea cuidará dele até os 10 meses de idade. A maturidade sexual da fêmea ocorre por volta dos 4 anos, enquanto os machos se tornam férteis aos 5 anos de idade. È difícil distinguir o sexo dessa espécie, pois a fêmea do macaco-aranha tem o clitóris maior do que o comum, o que o torna semelhante ao pênis dos machos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário